terça-feira, 24 de junho de 2008

Viva São João!

Hoje é dia de São João, filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, prima de Maria, a mãe de Jesus.
São João é o precursor do cristianismo; pregava o arrependimento dos pecados e a vinda do Salvador. Chamado de Batista, batizava os fiéis no rio Jordão, para purificá-los dos pecados. Batizou Jesus e foi decapitado por Herodes, no ano 31.

Se Santo Antonio é considerado o "santo casamenteiro", São João é o "santo festeiro", porque hoje é o dia em que culminam os festejos aos santos do mês de junho. No período anterior à fundação do cristianismo, nesta época, alguns dos povos do hemisfério norte celebravam o solstício de verão, o dia mais longo e a noite mais curta do ano. As festas do mês de junho marcavam o início do verão e eram promovidas para garantir a fertilidade da terra e as colheitas futuras. Havia danças em volta das fogueiras que eram acesas para afastar os maus espíritos.
Com a expansão do cristianismo, a Igreja católica transformou estas tradições populares, tidas como pagãs, e no século 6, os rituais da festa do solstício de verão, passaram do dia 21 para 24 de junho, data do nascimento de São João Batista. Só no século 13, Santo Antonio e São Pedro foram incluídos no calendário litúrgico.
Os colonizadores portugueses trouxeram as festividades para o Brasil. E no Brasil, São João foi incorporado pelas tradições dos povos africanos e se transformou em Xangô, o orixá da Justiça.
Oração. “São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor... Fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: ‘Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo’. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Amém".
Simpatia para obter proteção. Junte água, cravos, folhas de alecrim e manjericão e tome um banho deste chá no dia de São João, do pescoço para baixo, e invoque a proteção dele. Deixe o chá secar no corpo.
Penduricalho de São João, com fuxicos e contas de pérolas de vidro, para se colocar na porta de casa, afim de obter a proteção do santo.
Salve São João! Salve Xangô!

Nenhum comentário: