sábado, 24 de maio de 2008

Cultura nordestina, um blog para conhecer

"Riscar a faca é brigar. Pegar o beco é ir embora. Dar fé é perceber alguma coisa. Trepar num pé de pau é subir numa árvore. Zoada é barulho. Rir dos outros é mangar. Quem entra sem licença, emburaca. Sinal de espanto é vôte!!! Agonia é aperreio ou gastura. Então é iapôis. Correr atrás de alguém é dar carreira. Fofoca é resenha. Estouro se chama pipoco. Travessura é presepada. Paquerar é se inxerir. Distraído é aluado. Avexado é com pressa. Cão chupando manga é pessoa muito feia".
Estas e muitas outras expressões típicas do falar do povo nordestino você pode conhecer no blog do Marcos França. No Cultura Nordestina há curiosidades, contos, poemas, impressões e reflexões sobre a cultura brasileira e, em especial, a nordestina. No blog também são publicados artigos de colaboradores.
O Marcos é bancário, marido, pai e avó e quer, com o seu trabalho, contribuir para que a cultura de sua região seja cada vez mais conhecida. Ele quer enfatizar uma das maiores riquezas do Brasil: a diferença.
CULTURA NORDESTINA - http://culturanordestina.blogspot.com/

UM ADEUS POR DESPEDIDA, cantada pelo cordelista Olho de Gato

Trecho do documentário "Nordeste: cordel, repente e canção", produção de Tânia Quaresma, 1975. A canção do poeta João Batista da Silva, cantada pelo cordelista Olho de Gato, é uma das formas da Literatura de Cordel.

2 comentários:

Cultura Nordestina disse...

Poxa Lídia, não tenho nem palavras para agradecer essa gentileza tão espontânea. Ficou ótimo! Estou me sentindo a última cocada do tabuleiro. Ler essa postagem me deixou mais aconchegado que deitar numa rede debaixo dum pé de manga em dia de vento forte. Muito obrigado.

Abraço forte feito leite de cabra!
Marcos França

Cultura Nordestina disse...

Minha cara Lídia, que coisa mais bela. Muito bem produzido. Esses repentistas são verdadeiros artistas. Que riqueza! Obrigado por tudo. Grande abraço!