quinta-feira, 22 de maio de 2008

Pimenta, proteção contra a inveja

Os brasileiros são pessoas crentes, religiosas ou não. São devotos; põem fé em Deus e em Cristo; em Buda e em Oxalá; em seres Encantados e em Krishna; em Espíritos de Luz e da Floresta, em Santos e Anjos. E há até brasileiros que não acreditam em nada; com muita fé. Os brasileiros crêem no bem e no mal; na sorte e no azar. Apegados às suas crenças, se valem de uma infinidade de objetos que guardam mistérios a fim de obter a proteção divina; para atrair o bem e para afastar o mal. Escapulários, patuás, amuletos, talismãs e medalhas são alguns exemplos de signos da fé e da crença dos brasileiros.
Colares



Pulseiras




Oração contra a inveja e o mau-olhado. Gloriosos São Sebastião, São Jorge, São Lázaro, São Roque, São Benedito, São Cosme e São Damião. Todos vós, bem-aventurados santos do céu, que curais e aliviais os enfermos, intercedei junto a Deus por mim, vosso servo. Vinde, gloriosos santos, em seu auxílio. Fechem-se os olhos malignos, emudeçam as bocas maldosas, fujam os maus pensamentos e desejos. Por esta cruz serei defendido. Por esta cruz serei defendido. Por esta cruz estarei livre (fazer o sinal-da-cruz três vezes com um crucifixo). Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo; para sempre seja louvado. Rezar, em seguida, um Pai Nosso e três Ave-Maria.

Colares e pulseiras com pimentas vermelhas, argolas e contas de vidro de murano, correntes, medalhas, cascalho de coral e cristais.

5 comentários:

Marcos França disse...

Primeiramente parabéns pelo blog. Belas peças. Gostaria de saber se existe a possibilidade de meu blog: Cultura Nordestina: http://culturanordestina.blogspot.com/ fazer parte da seção de links do seu? Trata-se de um blog voltado a divulgar os mais variados aspectos de nossa cultura popular nordestina e brasileira. De antemão já agradeço a atenção. Abraços,

Cami disse...

Oi Lidia!
Adorei as fotos, ainda mais q vc sabe q amo PIMENTA.
Até tattoo de pimenta quero fazer.
Beijos

Anônimo disse...

Valeu a oração! Vou guardar, estou precisando.
Vânia

anjoazul poesias e cia disse...

lÍDIA,

VOCE FAZ POR ENCOMENDA?
LINDOS SEUS TRABALHOS
BEIJOCAS
MONICA

Anônimo disse...

Olá,
Valeu o comentário...
Agora consigo perceber porque a pessoa que mais me odeia tem um vaso com pimenta plantada em casa...
Também vou ter que ter um...
Bjs