sábado, 31 de maio de 2008
Violeta, a espiritualidade
Violeta é a cor da transformação, da transmutação e da espiritualidade. Auxilia na transição das dimensões materiais para as espirituais e inspira a tranqülidade.
Brincos e colares compostos com crochê, pérolas de vidro e com cristais.
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Fios dourados com calor
quarta-feira, 28 de maio de 2008
O frio e os fios
Muranos coloridos
terça-feira, 27 de maio de 2008
Jaspe, a mãe de todas as pedras
A jaspe, ou pedra manchada, é um quartzo encontrado no Brasil, Madagascar, Austrália e Índia. É uma pedra opaca cuja variedade mais comum é o vermelho escuro, quase marrom. É a pedra dos signos de Touro e Virgem, dos planetas Saturno e Vênus, do elemento terra, dos chacras laríngeo e coronário e do Orixá da Justiça, Xangô.
Considerada a mãe de todas as pedras, é protetora da maternidade e combate as doenças do aparelho reprodutor feminino e do sistema circulatório. É também indicada para o fígado, estômago, excesso de peso e de gordura. Proporciona calma e relaxamento e auxilia na liberação de medos e eventos traumáticos. Repele os influxos negativos e ajuda a manter os pés na realidade e a expandir o senso de responsabilidade.
A pedra sabão, cujas contas compõem o segundo colar, é indicado para fortalecer o sistema imunológico e combater as difunções do aparelho endócrino.
Colares compostos com jaspe lapidada, contas de madeira, de bambu, de porcelana e de pedra sabão.
domingo, 25 de maio de 2008
Sodalita, equilíbrio e criatividade
A sodalita é considerada terapêutica para quem necessita acalmar e fortalecer o corpo. Ajuda a evitar doenças inflamatórias e infecciosas, a melhorar o equilíbrio emocional, a auto-confiança e o pensamento lógico. Atua nas glândulas e no chacra laríngeo. Na meditação é fonte para descobrir o essencial para a vida. A sodalita possui também propriedades tranquilizantes, acalma energias agressivas.
Na Grécia Antiga era a pedra dos artistas. Eles a carregavam consigo para ampliar a capacidade criativa, aumentar a inspiração.
Cordão com pingente de sodalita lapidada, composto com contas de porcelana e cascalho de ônix.
O ônix, desde a Antiguidade, é tida como uma pedra poderosa para combater a magia negra e para neutralizar os influxos negativos de pessoas e do ambiente.
sábado, 24 de maio de 2008
Cultura nordestina, um blog para conhecer
Estas e muitas outras expressões típicas do falar do povo nordestino você pode conhecer no blog do Marcos França. No Cultura Nordestina há curiosidades, contos, poemas, impressões e reflexões sobre a cultura brasileira e, em especial, a nordestina. No blog também são publicados artigos de colaboradores.
O Marcos é bancário, marido, pai e avó e quer, com o seu trabalho, contribuir para que a cultura de sua região seja cada vez mais conhecida. Ele quer enfatizar uma das maiores riquezas do Brasil: a diferença.
CULTURA NORDESTINA - http://culturanordestina.blogspot.com/
UM ADEUS POR DESPEDIDA, cantada pelo cordelista Olho de Gato
Trecho do documentário "Nordeste: cordel, repente e canção", produção de Tânia Quaresma, 1975. A canção do poeta João Batista da Silva, cantada pelo cordelista Olho de Gato, é uma das formas da Literatura de Cordel.
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Coral amarelo, um animal marinho
O coral amarelo-alaranjado pode ultrapassar meio metro de altura e é encontrado nas águas do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico Oriental, entre Portugal e o Golfo da Guiné.
Colar composto com uma peça de coral amarelo-alaranjado, cristais e contas de porcelana.
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Pimenta, proteção contra a inveja
Oração contra a inveja e o mau-olhado. Gloriosos São Sebastião, São Jorge, São Lázaro, São Roque, São Benedito, São Cosme e São Damião. Todos vós, bem-aventurados santos do céu, que curais e aliviais os enfermos, intercedei junto a Deus por mim, vosso servo. Vinde, gloriosos santos, em seu auxílio. Fechem-se os olhos malignos, emudeçam as bocas maldosas, fujam os maus pensamentos e desejos. Por esta cruz serei defendido. Por esta cruz serei defendido. Por esta cruz estarei livre (fazer o sinal-da-cruz três vezes com um crucifixo). Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo; para sempre seja louvado. Rezar, em seguida, um Pai Nosso e três Ave-Maria.
Colares e pulseiras com pimentas vermelhas, argolas e contas de vidro de murano, correntes, medalhas, cascalho de coral e cristais.
quarta-feira, 21 de maio de 2008
A bolsa da Lidiane
Bolsas e rosas
" Simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti. " (As rosas não falam, Cartola, 1976).
Bolsas confeccionadas em linho, costuradas a mão e estruturadas com pontos de crochê em fios de algodão. Os chaveiros que acompanham as bolsas são compostos com sementes de jarina, açaí, contas de madeira e de resina acrílica e madrepérolas em forma de pequenas estrelas.
A modelo que fez as bolsas posarem para a foto é a Camila.
terça-feira, 20 de maio de 2008
Ágata, um poderoso cristal
Terapeutas atribuem a ágata um grande poder de cura e de auxílio no equilíbrio físico e mental. Ajuda a desenvolver a auto-confiança, a coragem e aumenta a vitalidade. É utilizada também como pedra de proteção contra roubos; para afastar energias negativas e para atrair dinheiro.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Um bolero, lero, lero
Bolero preto de crochê confeccionado com dois tipos de fios acrílicos diferentes.
A modelo debaixo do bolero é a Elise.
domingo, 18 de maio de 2008
sábado, 17 de maio de 2008
Jupati, fruto da Amazônia
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Jarina, fruto da Amazônia
A semente da jarina, conhecida como "marfim vegetal" vem da Amazônia e sua utilização em joalheria tem sido bastante difundida para substituir o marfim de origem animal, os dentes de elefante.
A jarina polida tem uma forma que lembra um ovo e é tão dura como um dente de elefante e, por isso, se presta também à esculturas.
Colares com jarina, madeira, discos de coco, muranos, madrepérolas, sementes de saboneteira e contas de porcelana.
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Cadernos de mulher
Existe caderno que é agenda; marca compromisso, dia de aniversário e de reunião, endereços e telefones. Foi feito para lembrar e pode ser acrescido de alguns "acessórios" importantes, que andam com ele de tempos em tempos.
Cadernos de apontamentos, de anotação; de recortes da memória, recordação. Todos são importantes para a mulher; neles se guarda ou se esconde tudo o que se quer, com as próprias mãos.
quarta-feira, 14 de maio de 2008
A madrepérola lapidada
O ser humano transforma as formas. As conchas se tornam madrepérolas e acabam ganhando contornos, cores e a sensibilidade do artesão que as tranformou em diferentes formas. Colares de madrepérolas lapidadas na cor natural das conchas e tingidas de cinza azulado e mel dourado. Peças compostas com cristais e muranos.
terça-feira, 13 de maio de 2008
O fim da escravidão
Há muitos que não festejam esta data, mas sim o 20 de novembro, dia da morte de Zumbi, dia da Consciência Negra.
Entretanto, existem manifestações da memória, tradições e rituais que ainda consideram o 13 de maio como um marco importante, ou uma referência a mais nas lutas dos povos de origem negra contra a escravidão no Brasil.
Hoje tem festa nos quilombos. Tem Tambor de Crioula, no Maranhão. Café e bolo nos terreiros de Umbanda para saudar os Pretos-Velhos e não vai faltar o Jongo no Rio de Janeiro. O tum tum do couro dos tambores vai soar a noite toda até de manhã.
O JONGO NO QUILOMBO SÃO JOSÉ, RIO DE JANEIRO
Madrepérola, a força das águas
A madrepérola, ou a mãe da pérola, guarda a força das águas. A correnteza, a maré, o movimento das águas doces e salgadas. Guarda também a força do animal, pois é proveniente de conchas. A madrepérola é a face interna de algumas conchas que refletem as cores do arco-íris, quando exposta a luz. A composição da madrepérola é semelhante a da pérola e pode ser encontrada em diferentes tipos de moluscos marinhos e dos rios, assim como as pérolas.
segunda-feira, 12 de maio de 2008
A leveza dos muranos suspensos
domingo, 11 de maio de 2008
Mirtes, a mãe do noivo
sábado, 10 de maio de 2008
Mamãe elefante
Adorado e sagrado para alguns dos povos do Oriente, dizem que o elefante tem boa memória: "memória de efefante" . Quem possui tal memória só pode ser um sábio. O elefante é símbolo de sabedoria, a ciência de bem viver.