quinta-feira, 31 de julho de 2008

Pensando na Índia, um colar lilás

O lilás é uma cor espiritual. É a cor da luz, da chama, que cura o corpo, a alma e o espírito. Homenagem à Índia e à espiritualidade!
Colar composto de ágata, cristal, madrepérola e peças de metal em ouro velho.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Um altar para o bebê Krishna


Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare é um canto de vibração transcendental. É um mantra; um método sublime para reviver a consciência de Krishna. Quando se ouve este mantra, é possível de imediato sentir um êxtase transcendental proveniente da camada espiritual, segundo os seguidores de Krishna, e, portanto, superar o plano da existência material.
Bolsa com decoupage em tecido, revestida com fitas de seda, estruturada com pontos tecidos em crochê e enfeitada para Krishna.

Assista o vídeo e cante com Krishna! (duração:1 minuto e 52 segundos)

terça-feira, 29 de julho de 2008

Um altar, a bolsa de Nossa Senhora

Nossa Senhora da Conceição é festejada no dia 8 de dezembro.Oração a Nossa Senhora da Conceição. Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: "Ave Maria, cheia de graça". Nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós! Amém!
Bolsa de tapete com um altar de Nossa Senhora da Conceição.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Diferentes possibilidades

Na vida, existem muitas e diferentes possibilidades. Tudo é uma questão de escolhas! Desejos de coloridas possibilidades em seu início de semana!



sábado, 26 de julho de 2008

Um colorido final de semana!

São Jorge, um bom protetor


São Jorge é o padroeiro da Inglaterra, de Portugal, de Moscou, de Ilhéus na Bahia, da Geórgia, Catalunha e da Lituânia. É um santo guerreiro, invocado em horas de necessidade, mas sobretudo quando se precisa dar um reforço para a nossa proteção e para abrir os nossos caminhos. É festejado no dia 23 de abril.
Oração a São Jorge. Ó São Jorge, meu guerreiro, invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança, abra os meus caminhos! Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer algum mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de Sua santa e divina graça. a Virgem de Nazaré, me cubra com o Seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições. E Deus, com Sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a Sua força e com a Sua grandeza. E e que debaixo das patas de seu fiel cavalo meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Ajudai-me a superar todo o desânimo e alcançar a graça que tanto preciso: (faça o seu pedido). Dai-me coragem e esperança! Fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade. Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo, amém! São Jorge rogai por nós!
Bolsa tecida em crochê com fio de algodão, composta com decoupage em tecido.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Santa Edwiges, protetora dos pobres


Santa Edwiges é a protetora dos pobres, dos endividados e da família. É festejada no dia 16 de outubro.
Oração a Santa Edwiges. Ó, Santa Edwiges, vós que na terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o socorro dos endividados, e no céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes, suplicante te peço que sejais a minha advogada, para que eu obtenha de Deus o auxílio de que urgentemente preciso (fazer o pedido). Alcançai-me também a suprema graça da salvação eterna. Santa Edwiges, rogai por nós. Amém. Rezar um Pai Nosso, uma Ave-Maria e fazer o Sinal da Cruz.
Bolsa tecida em crochê com fio de algodão, composta com decoupage em tecido.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Oi, tia Mônica, estou chegando!

Expedito, santo das causas urgentes


Santo das causas urgentes, Santo Expedito é invocado para auxiliar em tudo o que necessita de solução imediata, cuja demora possa implicar em prejuízos. É o santo também dos aflitos e dos desesperados. É festejado no dia 19 de abril.
Oração a Santo Expedito. Meu Santo Expedito das Causas Justas e Urgentes, socorrei-me nesta hora de aflição e desespero e intercedei por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo! Vós que sois um Santo Guerreiro; vós que sois o Santo dos Aflitos e do Desesperados; vós que sois o Santo das Causas Justas e Urgentes protegei-me. Ajudai-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido...(fazer o pedido). Ajudai-me a superar estas horas difíceis. Protegei-me de todos os que possam me prejudicar. Protegei minha família. Devolvei-me a paz e a tranqüilidade. Atendei ao meu pedido com urgência. Serei grato a vós pelo resto de minha vida e levarei o vosso nome a todos que tenham fé. Rezar um Pai-nosso e três Ave-Marias.

Bolsa tecida em crochê com fio de algodão, composta com decoupage em tecido.

Prêmio "Bloguera Bondadosa"

Este prêmio foi concedido por Ana do blog Collares y Abalorios (http://entrecollaresyabalorios.blogspot.com/). Parabéns e muito obrigada, Ana! Gracias Ana! E como se trata de premiar a amabilidade, o prêmio será concedido para cinco pessoas que, de forma amável e generosa, todos os dias, dedicam uma parte do seu tempo para comentar e incentivar o trabalho de suas companheiras, deste e de outros blogs. São pessoas com vocação para a bondade e para amizade. São pessoas amáveis e do Bem! Parabéns a todas: Sandra (http://elatelierdesandra.blogspot.com/); Maloles (http://lascosasdemaloles.blogspot.com/); Encarni (http://encarni-artezubia.blogspot.com/); Elsa (http://elsadecarvalho.blogspot.com/); e Andrea Cris (http://maravilhasdocroche.blogspot.com/). O prêmio deve ser concedido pelas premiadas a mais cinco pessoas, informado o nome e o link de quem o concedeu. Muito obrigada pelo carinho, amigas!

quarta-feira, 23 de julho de 2008

A Katia e a bolsa

Foi amor à primeira vista! Assim que viu a bolsa, a Katia se apaixonou. "É meiga, delicada e cheia de rosinhas... É a minha cara!", disse ela. Parece que a Katia encontrou a sua alma gêmea. Ela ama a sua bolsa, a trata com carinho e a leva para passear feliz.
Bolsa de linho costurada a mão, estruturada com crochê tecido com fio de algodão.

Cachecol, um presente da tia Mônica

Uma menina vai ganhar um presente da tia Mônica. É a Nicolle, uma linda menina de um ano, filha da amiga da Mônica.
No blog, ela decidiu qual seria o presente e escolheu a bonequinha, de cabelos negros como os da menina.
O cachecol tecido em crochê foi escolhido com amor para uma menina bem amada.
A Mônica é uma das amigas deste blog que faz maravilhas com as tintas nos tecidos. Faça uma visita ao blog da Mõnica (http://pintandocomarte.blogspot.com/). Lá você poderá escolher também um lindo presente!

terça-feira, 22 de julho de 2008

Cachecol, da cor das violetas


"Ai, almas dos poetas. Não as entende ninguém. São almas de violeta, que são poetas também. Andam perdidas na vida, como estrelas no ar. Sentem o vento gemer. Ouvem as rosas chorar! Só quem embala no peito dores amargas, secretas, é que em noites de luar pode entender os poetas. E eu que arrasto amarguras, que nunca arrastou ninguém, tenho alma para sentir a dos poetas também! Poetas, poesia de Florbela Espanca.
Cachecóis tecidos em crochê com fios e linha acrílica.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Pipas, uma toalha de crochê


A pipa. O vento. Brincadeira de criança. Sensação. Leveza e liberdade.
Diz um provérbio chinês que a pipa só pode subir para o céu, porque há a oposição do vento...
Toalha tecida em crochê com fios de algodão.

domingo, 20 de julho de 2008

Hoje é Dia do Amigo!

Hoje é o dia do amigo! O Dia Internacional da Amizade foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1985, graças ao incansável esforço de Enrique Ernesto Febbraro, um dentista argentino que se inspirou na chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969. Ernesto considerou que esta data não era somente um marco importante na trajetória científica da humanidade, mas uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo.
"Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro", este é o lema do Dia Internacional da Amizade.

Para os amigos, uma homenagem. Desejos de Amor, de Paz, de União e de Solidariedade.
Muito obrigada!

Roberto Carlos canta, em espanhol e em português, para um milhão de amigos.

sábado, 19 de julho de 2008

Devoção, um altar sobre a tela


Um altar para São Sebastião. Um altar para a Rainha das Águas. Os brasileiros são pessoas devotas e de diferentes crenças. Tem fé em Deus, nos santos, em divindades, nos seres e nas forças da natureza. Professam a sua religião e pedem bençãos em altares cristãos, de tradição oriental, africana e indígena. Salve São Sebastião! Salve a Sereia e a Rainha do Mar!
Decoupage sobre tela com aplicações de rendas, sianinhas, contas, sementes, flores de tecido e concha.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

O altar para um santo protetor


Um oratório. Um altar. Lugar para homenagear, rezar, pedir auxílio e proteção. Este é um altarzinho de Santo Antônio de Categeró, querido protetor de muitos devotos, de muitas famílias no Brasil. Africano, de fé mulçulmana, foi feito escravo e levado para a Sicília. Lá, tornou-se pastor, cristão e frei franciscano. Morreu em 1549.
Oração a Santo Antônio de Categeró. Oh! milagroso Santo Antônio de Categeró, valei-me nesta hora de aflição. Preciso da vossa ajuda para vencer as lutas do dia-a-dia e as forças malignas que procuram tirar-me a paz. Libertai-me das doenças e de todas as bactérias infecciosas que querem contaminar o meu corpo, colocando-me enfermidades. Oh! Santo Antônio de Categeró, estendei as vossas mãos agora mesmo sobre mim, livrando-me dos desastres, da inveja e todas as obras malignas. Oh! Santo Antônio de Categeró, iluminai os meus passos, a fim de que, onde quer que eu vá, não encontre impecilhos, e guiado pela vossa luz me desvie de todas as armadilhas preparadas pelos meus inimigos. Oh! Santo Antônio de Categeró, abençoai a minha família, o meu pão e a minha casa, cobrindo-nos com o véu da prosperidade, do amor, da saúde e da felicidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo, Amém.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Gorro, as cores verdadeiras


"Você, com seus olhos tristes, não fique desanimado. Oh! eu imagino que é difícil criar coragem num mundo cheio de gente. Você pode perder a visão de tudo e a escuridão dentro de você pode fazê-lo se sentir tão insignificante... Mas, eu posso ver as suas cores verdadeiras, brilhando sem parar. Vejo as suas cores verdadeiras e é por isso que eu te amo. Então, não tenha medo de deixá-las aparecer. As suas cores verdadeiras. As cores verdadeiras são bonitas como um arco-íris". Trecho da letra de True Colors, de Cindy Lauper
Gorros tecidos em crochê com fios acrílicos, compostos com contas de pérolas de vidro e de porcelana.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Banho de peixes, sabonetes decorados

"Atirei um limão n’água e caí n’água também, pois os peixes me avisaram, que lá estava meu bem.
Atirei um limão n’água, foi levado na corrente. Senti que os peixes diziam: Hás de amar eternamente". Trechos do poema Peixinhos, de Carlos Drummond de Andrade.
Sabonetes decorados.

A cor da terra, um xale assimétrico


A cor da terra. A cor do chão. Da cor da serra; sem as cores da vegetação. A cor do barro, partido em grão. A terra que enraiza; deixa crescer. Sou o chão na terra para quem sonha; insiste em sonhar. O vento repentino, a folha e a luz vivem comigo. Juntos, se agitam, se misturam e se transformam como o barro vermelho num forno.
Xale assimétrico tecido em crochê.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Prêmio " La Fantasia"

Maloles, do blog, Las cosas de Maloles (http://lascosasdemaloles.blogspot.com/), gentil e generosamente, concedeu o prêmio La Fantasia a este blog. Muito obrigada, Maloles! Gracias. Maloles!
O prêmio deve ser concedido para sete blogs, que devem ser avisados da premiação. Os premiados devem infomar o link e o nome da pessoa que o concedeu. As premiadas são as amigas deste blog:
1. Gislene (http://gixlene.blogspot.com/);
2. Encarni (http://encarni-artezubia.blogspot.com/ );
3. Alessandra (http://alessandrahayden.blogspot.com/);
4. Mônica (http://pintandocomarte.blogspot.com/);
5. Nile (http://nile-santos.blogspot.com/);
6. Helena (http://www.goudarte.blogspot.com/);
7. (http://maravilhasdocroche.blogspot.com/).
E, abrindo uma exceção, o prêmio também é concedido para Sandra (http://lavoresecia.blogspot.com/). Parabéns e felicidades para as premiadas! Que fantasias e sonhos sejam realidades!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

O caderno da Carol


Este é caderno da Carol. Novo, novinho! A Carol ainda não viu. Não abriu. E o caderno...? Espera a Carol. Não vê a hora de ser escrito, desenhado e carregado pra lá e pra cá. A Carol tem uma cachorrinha, sua amiga. É a Juli quem acompanha a dona para todo lado; só não vai às aulas na escola!
A foto do caderno da Carol não é da Juli, mas bem que poderia ser, não? Será um namorado?
Caderno forrado com manta e tecido de algodão, com enfeites em crochê, fitas, apliques, botões e contas. Clique duas vezes na foto, para vê-la em tamanho ampliado.

domingo, 13 de julho de 2008

Prêmio Luz Interior

Encarni, professora de artes manuais, do blog Artezubia (http://encarni-artezubia.blogspot.com/) concedeu o prêmio Luz Interior a este blog. Obrigada Encarni! Muchas Gracias! O prêmio deve ser entregue a pessoas que sejam generosas, espontâneas, alegres e amigas de seus amigos. Os premiados devem informar quem concedeu o prêmio, adicionando um link. O prêmio Luz Interior é oferecido a todos os amigos deste blog. Leve-o consigo e o conceda a mais sete pessoas. Muito obrigada pela sua amizade! Muita Luz!

sábado, 12 de julho de 2008

Gorro e cachecol, presentes para Katia


A Katia acorda cedo. Madrugada. O dia ainda é noite escura. A Katia vai trabalhar. Entra no ônibus, depois no metrô e corre para não perder mais um ônibus. Depois do trabalho, a Katia vai estudar; aperfeiçoar o que ela já sabe e gosta de fazer. Chega em casa bem tarde. É noite; quase madrugada. A Katia é enfermeira, boa filha, boa amiga. Ama o seu trabalho, a profissão que escolheu. Ama a família. É a tia "coruja", babona, do Gabriel; um anjo, um Arcanjo.
O gorro e o cachecol tecidos em crochê irão aquecer e enfeitar a Katia nas noites e nos dias frios do inverno. Presentes das primas.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Cachecol em aquarela, 2

"Nessa estrada não nos cabe conhecer, ou ver, o que virá. O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar. Vamos todos numa linda passarela de uma aquarela que um dia, enfim, descolorirá. Numa folha qualquer, eu desenho um sol amarelo". AQUARELA, de Toquinho e Vinícius de Moraes.
Cachecol tecido em crochê.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Cachecol em aquarela, 1

"Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel, num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu...
Vai voando; contornando a imensa curva norte e sul. Vou com ela viajando: Havaí, Pequim ou Istambul.
Pinto um barco a vela branco, navegando. É tanto céu e mar num beijo azul..." Aquarela de Toquinho e Vinícius de Moraes.
Cachecol tecido com fio acrílico.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Uma estrela escondida

Há em nós uma estrela. Quero, estrela minha, fazer-te cada dia mais visível. Irradiando; expandindo em cores. Uma mandala. Um círculo mágico; energia em movimento. Um começo. Um caminho. O fim e o recomeço.
Toalha tecida em crochê com fios de algodão.

Da cor do beija-flor

O azul e o verde, a cor do beija-flor.

"Eu protegi o teu nome por amor em um codinome, Beija-flor. Não responda nunca, meu amor, pra qualquer um na rua, Beija-flor. Que só eu que podia, dentro da tua orelha fria, dizer segredos de liquidificador. Você sonhava acordada; um jeito de não sentir dor. Prendia o choro e aguava o bom do amor. Prendia o choro e aguava o bom do amor". (Codinome Beija-flor, de Cazuza, Reinaldo Arias e Ezequiel Neves).
Cachecol e gorro tecidos em crochê com dois tipos de fios acrílicos.

Viva Cazuza! No último dia 7, fez 18 anos que Cazuza partiu. Cantor, compositor e poeta, Cazuza permanece vivo em sua obra, marcante para a música brasileira. Para saber mais sobre Cazuza e os projetos sociais da Sociedade Viva Cazuza acesse: http://www.cazuza.com.br/.
Codinome beija-flor, Barão Vermelho e Cazuza.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Bons companheiros

Um é pouco; dois...é muito melhor!
O cachecol que participou do sorteio da brincadeira do segundo aniversário do blog da Elaine Crochê, ganhou um bom companheiro: o gorro; para proteger, para combinar, para enfeitar, para alegrar as cores do inverno.

Cachecol e gorro tecidos em crochê com dois tipos de fios acrílicos.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Vermelho quente

Vermelho quente? Só pode ser um fondue de morango...
Receita de fondue de morango. 2 laranjas; 250 gramas de morangos; 1 maçã; 8 envelopes de adoçante e suco de limão (o suficiente). Bata tudo no liqüidificador até formar um purê. Leve ao fogo e deixe ferver por 30 minutos. Coloque a mistura na panela de fondue. Para o acompanhamento use frutas fatiadas: maçã, laranja, tangerina, banana, pêra, morango, abacaxi e uva. A receita rende 6 porções.
Bolero tecido em crochê com fios acrílicos e de algodão.

domingo, 6 de julho de 2008

Prêmio Esfuerzo Personal

O "Premio al Esfuerzo Personal foi entregue para este blog por Maloles (http://lascosasdemaloles.blogspot.com/). Gracias Maloles, mais uma vez, pelo carinho! Quem recebe o prêmio deve seguir os seguintes passos: 1. nomear e colocar um link de acesso para o blog da pessoa que o entregou; 2. entregar o prêmio a outros 6 blogs e avisá-los da premiação; 3. expressar 6 valores que sejam importantes e 6 coisas sem importância alguma. Os valores importantes são: Respeito, Honestidade, Sinceridade, Constância, Lealdade e Solidariedade. As coisas sem importância são: Rancor, Inveja, Mentira, Soberba, Ciúme e Egoísmo.
Os blogs premiados são: Momentos/Gislene (http://gixlene.blogspot.com/) Maravilhas do Crochê/Andrea Cris (http://www.maravilhasdocroche.blogspot.com/ ); Zélia Crochet (http://zeliacrochet.blogspot.com/ ); Feiticeira das Agulhas/Samanta(http://feiticeiradasagulhas.blogspot.com/); Pink Rose Crochet/Rose (http://pinkrosecrochet.blogspot.com/) e Croche Croche! (http://croche.blogspot.com/).
Os blogs premiados são comandados por mulheres talentosas e apaixonadas pela arte do crochê. Parabéns a todas! Sorte e sucesso!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Em dupla, cachecol e gorro

Uma dupla para encantar nos dias e nas noites frias. Uma dupla para acompanhar, para aconchegar, para esquentar. Uma dupla que enfeita as luzes do inverno, de qualquer lugar.
Cachecol e gorro tecidos em crochê com dois tipos de fios acrílicos.

Tempos de menina

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas! Quando de vê, já é sexta-feira! Quando se vê, já é natal... Quando se vê, já terminou o ano... Quando se vê perdemos o amor da nossa vida. Quando se vê passaram 50 anos! Agora é tarde demais para ser reprovado... Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas... Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo... E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo. Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz. A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará. "O tempo", Mário Quintana.
Colar composto com cristais, muranos e almofadas de ervas aromáticas e medicihais, forradas com fita de cetim.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

O colar e o caçador

Por tanto amor, por tanta emoção, a vida me fez assim. Doce ou atroz, manso ou feroz; eu caçador de mim. Preso a canções; entregue a paixões que nunca tiveram fim. Vou me encontrar longe do meu lugar; eu, caçador de mim. Nada a temer senão o correr da luta. Nada a fazer senão esquecer o medo. Abrir o peito a força, numa procura.

Fugir às armadilhas da mata escura. Longe se vai, sonhando demais; mas onde se chega assim? Vou descobrir o que me faz sentir; eu, caçador de mim. "Caçador de mim", de Luiz Carlos Sá e Sérgio Magrão.

Colar de almofada de ervas medicinais e aromáticas, forrada com tecido de algodão, e composto com cristais, medalhas em ouro velho, retalhos de couro reciclado, resina acrílica e búzio.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Parabéns para Elaine Crochê

Hoje o blog da Eliane Tripiano faz dois anos de muito sucesso. O Elaine Crochê (http://elainecroche.blogspot.com/) nasceu para que a Elaine pudesse mostrar os seus trabalhos e para trocar idéias. Com o passar do tempo, segundo ela, "o blog foi crescendo e se tornando um endereço conhecido por todas que gostam do crochê".
Depois de dois anos de muito trabalho e de dedicação, o "nosso cantinho", como ela o chama, é um dos mais conhecidos e visitados. E já bateu muitos recordes neste período. Foram 914 postagens e mais de 24 mil visitantes em um só dia! A Elaine também tem um blog onde divulga os trabalhos das suas alunas. É o Cantinho das Alunas (http://www.cantinhodasalunas-elaine.blogspot.com/)
A Elaine mora em Brasília; é técnica em enfermagem, dona de casa, casada e mãe de dois filhos. É pioneira em ensinar crochê em vídeos on line e publica mensalmente aulas em formato DVD. É uma professora atenciosa e dedicada para quem quer aprender ou desenvolver a arte de fazer crochê.
A brincadeira. Para comemorar os dois anos, a Elaine lançou uma "brincadeira". Ela ensina um cachecol em vídeo, você faz o seu, envia a foto e participa do sorteio a um prêmio. Este cachecol vai participar do sorteio.
Parabéns Eliane!